- Área: 90 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Jaime Navarro
Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa Fio é um protótipo de residência rural para climas quentes. Baseada em módulos, a casa toma forma a partir de uma caixa individual que pode ser multiplicada e configurada livremente de acordo com o terreno, o orçamento, ou as necessidades específicas de cada família. O sistema modular permite uma ampla variedade de configurações, tanto horizontais quanto verticais, oferecendo flexibilidade para o crescimento familiar através do tempo.
Diferentemente de uma casa tradicional, onde todos os cômodos estão sob um mesmo teto, aqui cada espaço tem seu próprio teto, porta e terraço coberto. Conectando livremente uns aos outros, a interconexão entre as caixas gera uma casa entrelaçada com a paisagem, onde é possível acessar qualquer ambiente a partir do jardim, ao invés do típico acesso por corredores fechados. Os espaços abertos entre os diversos volumes formam pátios com jardins e nichos que trabalham como elementos vitais para a residência. O jardim dessa casa é tão importante para as atividades da vida cotidiana quanto os próprios quartos.
Esta distribuição adaptável de residência surge a partir da análise de tradições e condições de vida atual dos habitantes locais do campo no México, e estas são traduzidas em uma forma contemporânea. As áreas internas e externas formam a casa em conjunto, através de seus cômodos que se estendem aos terraços e ao jardim, este último responsável por oferecer aos residentes o benefício de um refrescante microclima através da vegetação local, inclusive em situações de alta temperatura.
Uma série de mobiliários fixos do exterior foi incorporada no jardim como parte funcional da casa, reinterpretada em uma linguagem contemporânea para elementos tradicionais da casa rural mexicana: uma pia de água, um forno a lenha, e uma grande mesa, reforçando, assim, as atividades e tradições locais de seus habitantes. Terraços orientados para a rua permitem a interação social e oferecem a possibilidade de integrar atividades comerciais.
A configuração básica da casa se compõe de: dois dormitórios, uma cozinha e um banheiro; além dos equipamentos externos: uma pia, um forno e uma mesa com bancos. As janelas e portas são superfícies dobráveis de bambu que permitem tanto a circulação de ar natural constante, quanto o controle do grau de privacidade para cada espaço. Além disso, elas também funcionam como pérgolas geradoras de sombra no exterior, em sua condição aberta.
A estrutura a base de pórticos de concreto oferece proteção em relação a movimentos sísmicos. Estes elementos estruturais são preenchidos com blocos de adobe feitos à mão por locais. Estas paredes de adobe funcionam como isolante térmico ao absorver o excesso de umidade e resfriar o ar interno durante o dia, tornando o projeto um exemplo de arquitetura rural sustentável.